quarta-feira, 23 de março de 2011

VOCÊ ACHOU ISSO ENGRAÇADO?!


Volta e meia a publicidade brasileira nos presenteia com algumas pérolas de tirar o fôlego.

Chego a dizer, a quem quiser ouvir, que, na grande maioria dos casos, é na hora do comercial que paro na frente da TV.

E recentemente indignou-me um dos vídeos da nova campanha do Bombril.

Pra começar, Marisa Orth brandindo um jornal, ameaçando “jornalada na fuça” de quem quer que seja é de um mau gosto terrível. Incita à violência doméstica, que tanto se vem tentando combater neste País e representa uma verdadeira catástrofe, desenvolvendo-se silenciosa no seio do lar, que deveria ser porto seguro.

Tá de bom tamanho, a “jornalada na fuça?”.

Parece papo de homem recalcado, sentindo-se agredido por uma propaganda politicamente incorreta que incita à “machofobia”?

Ledo engano…

A verdadeira agressão demonstrada de forma pouco sutil no vídeo é justamente à mulher e à sua trajetória de luta e conquistas.

Será que o nosso ideal de mulher evoluída é um ser que se veste como homem, coça um saco proverbial, cospe no chão, enche a cara e fala palavrão?

Ou será que a mensagem subliminar do comercial tenta lhe dizer que a mulher, pra evoluir, precisa encarnar justamente aquilo de que o homem precisa se livrar, pra evoluir?

A frase ficou confusa, mas a pergunta é a seguinte: a mulher só evolui se virar homem?

Uma caricatura de mulher moderna e bem sucedida, cuja maior preocupação na vida continua sendo, vejam vocês, a pia cheia de louça.

Foi pra isso, enfim, que se queimaram soutiens em praça pública?!

Eu repudio…

E vamos voltar ao assunto…

17 comentários:

  1. olá meu querido,
    Vejo que gostou da minha sugestão de fazer um texto aqui, que bom... Mais material pra eu trabalhar, rsrs.
    Mas voltando a propaganda da Bom Bril, de péssimo gosto (vc pode fazer tudo certinho uma vida toda mas basta uma derrapada pra estragar tudo, como nesse caso). Eu sou de uma geração de mulheres que se orgulha de poder escolher os caminhos diários da sua vida. Trabalho desde meus 15 anos (gosto de reforçar que é em propaganda) e amo a sensação de ser dona do meu nariz e do meu destino, acho mais fácil lutar no dia a dia da vida assim, não sendo dependente de homem ou pessoa nenhuma.
    Mas se tem algo que gosto, de verdade, é de ser mulherzinha (não pejorativamente mas femininamente) as conquistam que tivemos não são pra afrontar os homens e sim pra nos valorizar um pouco mais, e ressaltar cada vez mais as diferenças... Que aliás tornam a vida, e a relação homem e mulher, absolutamente complementar e maravilhosa.
    E quem nunca brincou de quebra-cabeças ou adora montar peças de lego que atire a primeira pedra, rsrs.

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  2. A vc e a todas as mulheres que entendem a mudança que se deseja, o meu BRAVO!!!
    A tônica está em estimular a parceria...
    Enquanto prevalecer a rivalidade, estaremos dividindo forças.
    E podemos fazer muito melhor do que isso...

    Sua sugestão caiu do céu...

    Na verdade, a ideia já havia me ocorrido... mas sabe como é cabeça de menino, né?! fugiu completamente...

    E eis-nos aqui...

    Bjs!!!

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  3. Eu fiquei de boca aberta quando assisti esses dois comerciais pela primeira vez.
    Não estava acreditando no que estava vendo.
    Achei de péssimo gosto também.
    Parece coisa de feminista radical dos anos 60, com ódio do sexo masculino.
    Aff...
    Repudio totalmente essa campanha.

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  4. "Machofobia" A-do-rei".
    Seja de forma negativa ou positiva, a propaganda causou alguma reação, exemplo disso são os comentários.Acredito que a expressão máscula representada seja apenas um tipo de mulher, pois vamos ser sinceros, no mundo de hoje não existe mais um perfil certo, deposito minhas fichas da palavra DIVERSIDADE.Assumir o papel de executiva que troca de lugar com o marido, ou ser um "dona do lar" com envolvimento político e que morre pelo Flamengo, a mãe solteira de 19 anos, que faz estágio e sai todo fim de semana pra balada, mas nem pensa em casamento.As vezes cresce dentro de mim uma revolta contida por essas feministas que foram pra praça queimar peças íntimas, e confesso:
    'Gosto de trabalhar, mas não precisava ser todo dia, adoraria estar agora em casa..regando minhas plantas e assistindo o Clone'.

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  5. A nossa sorte, (se é que pode se chamar isso de sorte ),é que o controle remoto ainda fica em nossas mãos,rsrs.
    Se 10% das pessoas no mundo conseguissem ver pelo menos até o metade da distância que vc consegue , já aconteceria uma significativa mudança.
    Fica com Deus sempre!

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  6. Ronald,
    a primeira impressão que o comercial causa é justamente essa... mas uma análise um pouco mais detalhada nos leva a entender que quem está sendo lançado ao ridículo são justamente as mulheres...

    Karina,
    a DIVERSIDADE é mais do que bem vinda. Afinal de contas, gosto não se discute... (morrer pelo Flamengo?! convenhamos... rsrs). A tônica da guerra dos sexos deve ser PARCERIA, e não RIVALIDADE...
    Vc por acaso assiste o Clone de pantufas??? rsrs

    Neide,
    precisamos aprender a usar o botão on/off do controle.
    eu disse a mesma coisa quando vieram criticar o BBB...
    o mundo está mudando depressa e a revolução está dentro de nossos lares...
    precisamos alimentar consciências, desenvolver o senso crítico.
    Como diz o apóstolo Paulo, examinemos tudo, retendo o que é bom...

    Obrigado a todos pela participação...

    A luta continua...

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  7. Certamente existe um problema. Mas não é só com esta propaganda... é com esta, com centenas de outras, com a sociedade, comigo, com você...
    Chegamos a um ponto em que queimar soutiens caiu de moda e parece que é preciso fazer mais para mostrar ao mundo essa constante luta por independência. Desnecessário, obviamente. Ao assistir este comercial a sensação que tenho é que 'meu lugar é em casa lavando a louça e limpando o chão com os "melhores" produtos de limpeza do mercado'. Ah sim, lavando, limpando e ainda discutindo com meu marido (que ainda não tenho) por que ele não pode, também, usar estes "maravilhosos produtos" e me ajudar?! Valha-me Deus! Revolta-me isso.
    Concordo com o comentário acima: ainda bem que o controle remoto está em nossas mãos!!! Para trocar de canal?!? Não, nada disso! É para desligar a TV mesmo e ler um livro, contemplar a natureza, tomar banho de chuva, de mar... ... ....

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  8. Obrigado pelo comentário, Valquíria!
    Em minha casa, a TV acaba sendo um grande depósito de poeira, sendo ligada muito esporadicamente.
    Tanta coisa melhor pra fazer...
    Necessário se faz lançarmos sementes, para a construção de um mundo com olhar mais crítico sobre o que a mídia nos empurra...
    Pode ser que encontrem solo infértil, na grande maioria dos casos...
    Mas façamos a nossa parte...

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  9. mas é claro...de pantufas e ensaiando os passos de Jade. hihi

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  10. Eu penso que algumas companias são vencedoras natas, mas nem todas acertam sempre. Pode até acertar mais que errar e isso faz delas verdadeiras campeãs... é o caso da BBril sem dúvida. Mas dessa vez pisaram na bola. Dizer que se inspiraram no Tropa de Elite, não foi no filme que assisti. Verdadeiramente não achei que foi uma boa estratégia.. e olha que estou sendo comedido.

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  11. Infelismente a publicidade no Brasil está sem um pingo de criatividade

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  12. Agressiva, de mau gosto e burra.
    É a campanha mais machista dos últimos tempos. E o pior: disfarçada de feminista. Aliás, na minha humilde opinião, feminismo e machismo são a mesmíssima coisa. Sem contar que os dois desvalorizam o que há de melhor nos sexos: as diferenças que se complementam.
    Como diria nosso Rei, o "Côncavo e o Convexo".

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  13. Fiquei me perguntando como seria o Juka sem comedimento... rsrs
    E sinto-me na obrigação de informar que ele é totalmente desnecessário...
    Pode soltar o verbo...
    Afinal de contas, é a arma de que dispomos...

    Isabella, eu procuro não generalizar... a bem da verdade, às vezes prefiro o intervalo à programação... mas tem hora que o povo se empolga um pouco além da conta...

    Ana, estou contigo.
    A complementaridade das diferenças é justamente o que torna o jogo interessante...
    E a coisa melhora muito se começarmos a nos enxergar como parceiros, e não como adversários...

    Obrigado a todos pela participação...
    PAZ!!!

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  14. Pessoal,
    Com as devidas desculpas - ou sem elas -, mas essa meia polêmica provocada pelo escriba não nos leva a nada, a lugar nenhum. Qualquer pessoa um pouco inteligente, entende (ou entenderia, sei lá) que é apenas uma mera brincadeira. De mau gosto? Não sei. O que penso é que há nada no referido comercial que produza ou nos induza há discussões e ou reflexões. É/seria prosaico, desnecessário criar celeumas quanto a isso. Se quiséssemos, poderíamos, por exemplo, voltarmos ao ano 2000 onde as propagandas da cervejaria AMBEV veiculava comerciais da Skol defenestrando a imagem da mulher. Tudo bem que naquela época a internet ainda não estava como hoje, ou seja, acessível a todos, mas eu me lembro que ninguém discutia quão ridícula e machista eram aquilo. Eis que alguém vem e, do nada, cria uma "agitação" em torno de um medíocre e insípido comercial da Bom Bril. Gente, sem essa! Há assuntos muitíssimos mais relevantes p/ que criemos um conflito ou discussão, celeuma, debate, controvérsia, enfim, há, sim, outras formas de debater com cidadania e consciência, que não simples/meros devaneios.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Boa noite, anônimo!

    E obrigado por participar. Da próxima vez, assine, por favor.

    Apesar de discordarmos quanto à opinião, o mau ou o bom gosto do comercial, etc, seu protesto, apesar de defasado, é pertinente.

    Não tem celeuma nenhuma. Apenas não gostei do que vi e me manifestei. Acredito ser um direito meu e de qualquer cidadão, num país livre e democrático. O governo ainda não conseguiu acabar com essas prerrogativas, eu espero.

    Eu sugiro que acompanhe mais de perto as ações que vimos desenvolvendo ao longo dos últimos meses. Quem sabe vc não acha algo de que possa participar?! Ou novos motivos para críticas.

    Quanto à AMBEV, tanto houve discussão sobre o assunto, que a temática dos comerciais de cerveja teve que ser modificada.

    E quanto aos "assuntos muitíssimo mais relevantes", sugira-os. Será um prazer debatê-los "com cidadania e consciência". Caso concordemos com a relevância deles, naturalmente.

    A propósito, comentários anônimos não mais serão publicados neste espaço.

    Fique em Paz!!!

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