terça-feira, 19 de abril de 2011

JORNAL AQUI NOTÍCIAS - COLUNA - 17 DE ABRIL DE 2011


FILOSOFIA DE “butiquim” – RICARDO LEMOS

É LÁ…

Já pensou, se você de repente descobre que tudo aquilo em que você pensa toma forma e vida em algum lugar?! E que um dia você estará nesse lugar, cara a cara com todos os pensamentos que alimentou durante a vida?
Melhor não, né?!

x-x-x-x

Pesquisa recente revelou que o leitor habitual de jornais, entenda-se como habitual a pessoa que COMPRE jornal pelo menos quatro vezes por semana, não estaria disposto a substituir a atual publicação estadual que vem comprando por uma regional, ainda que nos mesmos moldes e portando conteúdo similar. Em outras palavras: igual, só que daqui.

Entrevistadores estiveram por trinta dias observando bancas de jornais e saídas de padarias em oito municípios da Região Sul, bem representados os setores litorâneo, montanhas do Caparaó, montanhas de Pedra Azul e regiões urbanas (como é lindo nosso estado), abordando quem quer que vissem com um tablóide debaixo do braço.

Curiosamente, a resposta ouvida da maioria dos entrevistados foi que não substituiria um jornal estadual por um local. Foram ouvidas pessoas acima de 18 anos de ambos os sexos (ou todos). Os que tinham mais disponibilidade paravam e batiam até um papo com os entrevistadores, longos, na maioria dos casos. Faça uma idéia de quanta história esse povo não tem pra contar.

Transcrevemos abaixo um trecho de uma dessas entrevistas longa:

- Bom dia, meu senhor! Com licença! – e se apresenta, com todos os salamaleques do ofício. 

– Então, o senhor trocaria este jornal que o senhor está levando, por este (e mostra o seu), se eles fossem iguais?!

- Olha, moço, o senhor não me leve a mal, eu admiro o seu trabalho, logo cedo assim, de manhã, hoje em dia os jovens não querem mais saber de acordar cedo (e começa a falar da internet, taxa de esgoto, preço da gasolina), mas eu to bem acostumado com esse aqui. Tantos anos, todo santo dia. Eu acho difícil mudar.

- Mas o senhor não gostaria de ter, por exemplo, uma equipe dentro da Câmara do seu Município, lhe trazendo as notícias que hoje o senhor lê da Assembleia Legislativa? Saber em que o seu vereador está trabalhando, coisas assim?!

- Moço, lá a gente só conhece de ouvir falar. Tem uns que a gente ouve tanto o nome que vira até parente da gente. Mas é tudo gente que eu não conheço. Aqui não. Aqui a gente conhece todo mundo, é amigo, então eu acho que não pega bem…

- E o senhor, que me disse que lê com bastante freqüência as páginas policiais e que não se assusta mais com nada, mas que quando a gente pensa que já viu de tudo, aparece sempre uma coisa nova, não gostaria de tomar conhecimento das atrocidades que se andam cometendo na sua vizinhança?! – neste momento o entrevistador era treinado para assumir um tom ameaçador; alguns eram bons nisso. Olho no olho…

- Aqui?!

- Sim, senhor! O senhor não gostaria de ficar sabendo quantos estupros, assassinatos, agressões, seqüestros, roubos e furtos acontecem no quintal da sua casa?!

- Discunjurincredo, moço!!! Num fala um negócio desse, não. Deus me livre. Aqui num tem disso, não!!! Isso é lá…

Isso tudo é uma ficção, naturalmente.

Ricardo Lemos é pai, filho, geminiano, escritor, um filho de Deus, como você. Atualmente publicando nos blogs Arroubos Literários, Olho Mágico 365 e TAMTA – incubadora de idéias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário