segunda-feira, 2 de abril de 2012

FILOSOFIA DE BUTIQUIM - BOB?!


BOB?!


Que o mundo precisa de ídolos e super heróis, todo mundo já sabe.

De Che Guevaras estampados em camisetas caríssimas de grife a Adolf Hitler (sim, é claro que também ele possui os seus seguidores e adoradores, por que   não?!), passando por toda espécie de deidades, neste ou naquele escalão, estamos sempre desfilando as ideias de alguém, quer tenhamos consciência disso ou não.
Gata voce rebolando
Vai me deixar maluco
Desse jeito me seduz
Eu to querendo o vuco vuco
Vuco vuco vuco vuco vuco vuco vuco
Vuco vuco vuco vuco vuco vuco vuco
Vuco vuco vuco vuco vuco vuco vuco
Uuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”
Wagner Domingues da Costa

Você se assustou com o trecho da canção ao lado? Não me admira... E olha que eu escolhi uma das mais, como dizer?!, comedidas, uma vez que o veículo e o público a que se destina não comportariam algumas das frases mais célebres deste novo expoente da música brasileira: Mr Catra.

O cantor e compositor, até dias atrás marginalizado e relegado aos carros de som que passam berrando nas portas de nossas vidas aos milhares de decibéis, atualmente anda desfilando seus cordões de ouro e seu estilo de vida pouquíssimo ortodoxo nos corredores da Vênus Platinada (Rede Globo), presença frequente diante das câmeras de programas de auditório e outros.

O que pode significar que em breve ele estará emplacando uma abertura de novela, um Faustão e, quem sabe até, um Jô...

Melhor você se preparar, porque, com certeza, é o que seu filho estará ouvindo, muito em breve. Faça como eu: informe-se, pesquise no Google. O máximo que pode acontecer é você se deparar com uma pérola como a que acabo de citar acima. Ou melhores. Ou piores.

Se eu sou contra ou a favor?! Nem uma coisa nem outra. Muito pelo contrário. Enxergo a Lei e o Direito como mínimo ético para se viver em uma sociedade cada dia mais complexa e dinâmica. Se não fere nenhum dos dois, é lícito e a análise já passa a ser quanto ao GOSTO, que respeito incondicionalmente. Um tal de Voltaire, iluminista francês de grande destaque na formação do pensamento ocidental contemporâneo, certa vez disse: “Posso não concordar com uma só palavra do que dizes; mas lutarei até a morte pelo direito que tens de dizê-las.”. E muita gente não concorda com ele até hoje. Eu, sim.

O vuco vuco já começou. Catra está na área e é um mimo ver crianças de 4 anos cantando que “vai rolar um adultério”. Você pode até não concordar com a ideia. Eu também não concordo.

Mas duvido que meus avós concordassem com o iêiêiê dos Beatles ou as madeixas de Bob Marley, há trinta e poucos anos atrás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário