terça-feira, 17 de julho de 2012

DE LOBOS E HOMENS - FILOSOFIA DE "BUTIQUIM" - 03/07/2012



DE LOBOS E HOMENS

- “Pai, existe LOBO?*” – e a cara mais assustada do mundo.
- Existe, sim, meu filho.
Suspiro
(*Gabriel)
-x-x-x-

“O homem é o lobo do homem.” – Thomas Hobbes – Filósofo Inglês do Século XVII aos dias atuais.

-x-x-x-

“Lobo ou lobo cinzento (Canis lupus) é o maior membro selvagem da família canidae. É um sobrevivente da Era do Gelo originário durante o Pleistoceno Superior, cerca de 300 mil anos atrás. (Wikipédia)”

Pode te matar. Bem como a outros de sua própria espécie.

Pode te roubar. Bem como a outros de sua própria espécie.

Mas se estiver com fome ou medo.

Age instintivamente. Não tem consciência de seus atos. Talvez por isso mesmo não fique horas, dias, meses e até mesmo vidas a fio criando justificativas, pretextos ou desculpas, para tudo o que fez ou deixou de fazer enquanto buscava os motivos corretos. Pode dar tudo no mesmo. Ou não.

Anda sobre quatro patas.

Não fala.
-x-x-x-

Homem – “Humano (conhecido taxonomicamente como Homo sapiens,[1][2] do latim "homem sábio",[3] e também chamado de pessoa, gente ou homem) é a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo ainda viva.[4][5] Os humanos anatomicamente modernos originaram-se na África há cerca de 200 mil anos, atingindo o comportamento moderno há cerca de 50 mil anos.[6]  (Wikipédia)”

Faz tudo o que o lobo faz, podendo prescindir, no entanto, da fome e do medo.

Além disso, é capaz de conceber e apreciar a Nona Sinfonia, uma ou muitas Pietás, catedrais, arranha-céus e viagens espaciais.

E o único bicho capaz de distanciar-se da Vontade de Deus - os demais, como as aves do céu e os lírios do campo, não possuem essa faculdade.  E de buscar segui-la voluntariamente.

-x-x-x-

O lobo não é o homem do lobo.
O homem é o homem do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário