sábado, 7 de setembro de 2013

MALALA E O COELHO - Filosofia de Butiquim - 07 de setembro de 2013


FILOSOFIA DE BUTIQUIM – 07 de Setembro de 2013


MALALA E O COELHO


Não se trata da história de uma menina que um dia saiu correndo atrás de um coelho esbaforido, enfiou-se num buraco e descobriu um mundo completamente novo, bizarro e cheio de entrelinhas.


Bizarro mesmo é lembrar que a menina Malala, uma paquistanesa de 16 anos, foi baleada na cabeça, em pleno ano de 2012, por levantar-se em prol do DIREITO à EDUCAÇÃO para as meninas de seu país. Muito mais do que postar palavras de ordem em um feicebuque da vida, foi na frente de uma bala Talibã que essa menina foi parar.


Sem colete; sem escudo; sem medo; sem máscara.


E sobreviveu.


Não sem luta. Não sem dor. Não sem sacrifício.


Mas segue de cabeça erguida, gritando de uma distância que desejamos segura, que “a caneta e os livros derrotarão o terrorismo”, enquanto coleciona prêmios e prestígio pelo mundo afora.


Esta semana, mesmo, inaugurou A MAIOR BIBLIOTECA PÚBLICA DA EUROPA, na cidade inglesa de Birmingham, onde atualmente vive. Um verdadeiro TEMPLO erguido à EDUCAÇÃO e à CULTURA, para assentar uma de suas MÍDIAS mais nobres: OS LIVROS.


Honra-me, na condição de aprendiz de escritor brasileiro, perceber que o ofício pelo qual tanto lutamos recebe uma divulgadora e entusiasta tão jovem e linda quanto a menina Malala. Os LIVROS são a sua mais nova e deliciosa descoberta. 


Como descobrir-se VIVA. 


Para alguém que “ressuscitou”, como ela, é muita coisa.


Malala sorriu, discursou, posou para fotos, emocionou-se. O gran finale de seu ritual de exaltação da EDUCAÇÃO e da LEITURA, para poder dar por aberta a  Biblioteca que custou quase 250 milhões de reais, a menina depositou em uma das prateleiras a sua DOAÇÃO.


Um livro de um autor brasileiro.


O seu próprio exemplar de O Alquimista, de Paulo Coelho.


Eu, que sou chapeleiro, tirou o meu chapéu. Morrendo de uma inveja boa.


- x – x –


Por acreditar que a verdadeira liberdade (independência) só poderia advir da EDUCAÇÃO, do direito de pensar por si mesma, a menina levou um tiro na cabeça.


No Brasil, todos concordamos com ela. E hoje é o dia em que comemoramos a NOSSA INDEPENDÊNCIA.


Parabéns, BRASILEIRO!
Deus nos proteja de nossos amigos...


PAZ!!!
...com Deus!!!


Ricardo Lemos é um escritor BRASILEIRO.


http://www.aquies.com.br/site/artigos.asp?codigo=1179


 

Um comentário:

  1. é uma história maravilhosa, daquelas poucas que vale a pena recontar por aí.

    PS.: Será que nessa biblioteca tem um lugar pra outros dois livros de um certo autor brasileiro, um dos meus preferidos, chamado Ricardo Lemos?

    ResponderExcluir