quarta-feira, 14 de setembro de 2011



TÔ DENTRO – DO FACEBOOK AO MUNDO REAL

Que o universo das redes sociais é uma realidade que veio pra ficar quase todo mundo concorda. Negar essa tendência é arriscar-se a, talvez, nem perder o trem da História, que, como vimos observando desde que o mundo é mundo e registra por escrito suas façanhas, mitos, verdades e mentiras, é maior e mais dinâmica do que conseguimos imaginar; mas quem, em sã consciência, optaria por arriscar-se a viajar de pé nos últimos vagões?!

E parte da incorporação dessa nova ferramenta de comunicação passa pela desmitificação: aquela velha idéia de que as redes sociais congregam um monte de jovens (de todas as idades, diga-se de passagem) sem mais o que fazer do que passarem o dia anunciando aos quatrocentos ventos do cyberespaço que acabaram de acordar ou fazer cocô, ou que está fazendo frio ou calor.

Existe, sim, gente séria embarcando na onda das redes sociais, objetivando realizar negócios, conhecer pessoas, estabelecer relacionamentos e, por que não?!, MUDAR O MUNDO…

O que à primeira vista pode soar pretensioso, em uma análise minudenciada perde a pompa e ganha corpo.

Tome-se como exemplo o “TÔ DENTRO – Mobilização por Amor a Marataízes”.

Formado dentro do grupo Marataízes, do Facebook, o TÔ DENTRO é composto de usuários espalhados pelo mundo inteiro, irmanados em torno de propostas e ações de melhoria para a cidade de Marataízes.

Usuário = gente. Gente que, ao encontrar um “local” onde declarar em verso, prosa e imagens, seu amor por uma cidade, encontrou mais gente comungando desse amor. E foi esse sentimento, do qual conhecemos ainda tão pouco em nossa pequenez de seres em constante crescimento, o responsável pela gestação de idéias em prol do município. Calhou dessas idéias caírem ao alcance de pessoas que estão sempre esperando a oportunidade de fazer o bem com as próprias mãos, e olha o TÔ DENTRO nas ruas, mudando a paisagem e materializando um sentimento que começou “virtualmente”.

O movimento começou a tomar corpo em meados deste ano e já conta com três ações, duas em andamento e uma comcluída:

1-    Limpeza da área de restinga existente entre as praias da Barra e da Cidade nova – levada a cabo num domingo de sol, com “internautas” bem longe dos teclados e monitores, munidos de luvas, sacos de lixo e muita boa vontade – parcialmente realizada.

2-    Visita à Casa de Passagem, com distribuição de brinquedos e guloseimas, numa tarde de confraternização entre “internautas” e internos. Concluída.

3-    Coleta de livros para o acervo da Biblioteca Municipal, situada no Palácio das Águias, na Barra de Itapemirim. Esta ação ainda se encontra em vigor e você pode contribuir. Para maiores informações, basta acessar o grupo no Facebook: TÔ DENTRO – Mobilização por Amor a Marataízes.

Você pode então dizer: “Marataízes não é o mundo”, no que estaria coberto de razão.

Mas se nos condicionarmos a pensar que o “mundo” que ocupamos efetivamente mede menos de um metro quadrado, que é o espaço em que nos movemos, e que dispomos de todas as ferramentas necessárias para operar a melhora nesse metrinho quadrado de nada que nos cabe nesse latifúndio, não fica assim tão difícil.

A idéia é boa. E vale copiar.

Eu TÔ DENTRO, e você?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário