quarta-feira, 14 de março de 2012

FILOSOFIA DE "BUTIQUIM" - MULHER


Eu me rendo!

Ainda ecoam em meus ouvidos as manchetes do último noticiário e elas incluem até um sujeito que assalta a dentadas no norte do estado, entre tantas outras tragédias, algumas naturais, mas a grande maioria provocada por nós, homens.

Dizer nós, Homem, talvez fosse o mais apropriado, uma vez que somos parceiros, homens e mulheres, nesta longa jornada civilizatória por que vimos passando, desde que o mundo é mundo e que nos entendemos por gente. O que, talvez, seja uma ideia crivada de injustiça.

Em coisa de mais ou menos dez mil anos de registros da presença e influência humana sobre a Terra, é fato indiscutível que o modelo de ocupação/exploração/administração do nosso pequenino orbe tem sido fundamentalmente masculino. Afinal de contas, foi há pouco mais de meio século que vozes femininas começaram a se erguer e ser ouvidas.

E, para mim, claro está que o modelo que aí se encontra carece de melhoras com a máxima urgência, sob pena de não estarmos aqui pra contar a História, ou qualquer outra, com “h” minúsculo.

Aplaudo com fervor cada nova voz feminina que se alça do silêncio de tantos séculos. Seja na política, nas grande empresas, no trânsito, nas maternidades, no lar, na família, na escola. Cada voz de mulher que se levanta contra a opressão, dominação, humilhação.

Voz doce e suave de acalentar menino; ou firme e enérgica de quem entrou no jogo pra vencer, com uma tenacidade ferrenha e uma coragem infrene de se levantar a cada obstáculo vencido, bater no peito com orgulho e dizer: “Se pudesse escolher, vinha MULHER de novo!”.

Da mulher que luta com as armas da ternura, do carinho e da intuição. Mas que não hesita em movimentar mundos e fundos para garantir o sustento da prole ou o sucesso de cada nova empreitada, num mundo que exige cada vez mais de si.

A elas, o meu RESPEITO, CARINHO e ADMIRAÇÃO. E o meu desejo sincero de que próximos estejamos do dia em que homens e mulheres se ponham a cantar juntos, em uníssono, nesse grande coral que se chama VIDA.

Talvez dependa disso o nosso futuro.

Já aos homens de saia... o que posso dizer?!

Lamento, amigo! O tempo dos homens passou...

PAZ!!!
...com Deus!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário