segunda-feira, 19 de março de 2012

FILOSOFIA DE "BUTIQUIM" - PALAVRAS



É, meu amigo. A coisa tá mais ou menos desse jeito. Como?! É uma ótima pergunta, para qual também sigo eu buscando uma resposta.

A VERDADE?! Não, que minhas pretensões são bem menores. Mas o fato é que algumas palavras parecem estar perdendo de vez o sentido.

AMIGO, por exemplo, é uma delas. Afinal de contas, ficou fácil realizar o sonho do Rei, de ter um milhão de amigos. Bem mais forte poder cantar também ficou muito mais fácil, basta que se lance o olhar (?!?!) sobre “novinhas” e “tchetchês” pelos sons automotivos por aí afora, mas isso já é outro assunto. Gosto eu respeito em todos os casos; e lamento em muitos.

Mas voltemos aos AMIGOS, que a crise é de conteúdo. “Amizade de internet”, dirão muitos. “Amizade mesmo era antigamente, quando não existia esse negócio de internet”... E aquela nostalgia que morre de certeza de que NAQUELE TEMPO é que havia amizade de verdade. Será mesmo?! Que as amizades feitas nos botecos ou nos prostíbulos; nas igrejas, nas quermesses e conciliábulos políticos; nos currais e nos sindicatos, eram o que se poderia chamar de verdadeira amizade?

Naquele tempo, precisávamos esperar que o amigo se ausentasse para começar a lhe meter o malho. Hoje dispomos de inbox, mensagem privada, etc. Mas não consigo simplesmente deixar de cogitar que a História da Humanidade começa, para muitos, com a notícia de um assassinato entre IRMÃOS. A existência de irmãos é muito anterior à de amigos. E os primeiros relatos são mais animosos que animadores.

NOVO é outra palavra que perdeu completamente o significado. Tem marca de cerveja por aí que vai ser nova pra sempre. Será que não era caso pra CONAR? E as novidades de hoje se transformaram em 15 SEGUNDOS de fama, e dá licença que a fila anda e a novidade das 19h52m45s precisa entrar em cena e estamos estourados no horário. As novidades de antigamente realmente duravam muito mais. Quanto a isso eu não discuto.

Outros exemplos de palavras que estão perdendo o sentido: ESPECIAL, IGUAL, ÉTICA, FICHA, INCRÍVEL, LIMPA, TRANSPARÊNCIA, SOLIDARIEDADE, GRAÇA (da que faz rir), SUCESSO.

Professor Pasquale que me perdoe. Mas é ano de Eleições Municipais. E não é preciso ser vidente pra sentir que muitas delas estarão pululando por aí. Depois vocês me contem.

PAZ!!!
...com Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário