domingo, 14 de abril de 2013

FILOSOFIA DE BUTIQUIM - ESSE CARA - 13 DE ABRIL DE 2013



ESSE CARA


Antes que eu não me lembre, legal mesmo seria se a Lívia Marini também estivesse grávida... Alô, Glória Perezzzz!!!

Sou um filho de Cachoeiro, muito mais ilustrado (cinco tatuagens) do que ilustre, que teve o privilégio de andar um bocado por aí; seja a trabalho ou por gosto, me apraz a estrada e as paisagens novas. E sobremaneira me apraz poder ver o mar todos os dias, razão pela qual transferi minha residência para Marataízes.

E como é mania da gente, sempre, perguntar de onde vem um forasteiro, em minhas andanças pelo Brasil afora, há até bem pouco tempo atrás, TODAS as pessoas que me ouviam dizer SOU DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM respondiam, incontinenti: “Terra de Roberto Carlos”.

Uns com “Rei”, outros sem, mas sempre a menção. Cresci ouvindo isso, e sempre sem entender o que exatamente queriam dizer os moradores que viviam dizendo que o Rei nunca fez nada pela cidade. Se era por ele que o nome de Cachoeiro atravessava todas as fronteiras dos rincões nacionais, num tempo em que linha telefônica valia mais do que carro zero e muita gente não acreditava nem na existência de avião. Antes até do Sarney...

Veio a Itapemirim, com seu ônibus, que virou muitos. E caminhões. Todos com Cachoeiro de Itapemirim na placa. E toda vez que aparecia estrada na televisão, tinha um amarelinho em algum lugar da tela, a cor da empresa, rasgando esse Brasil por todos os cantos. Aviões, mais tarde.

Milhares de empregos diretos. E outros tantos que um dia iniciaram ali uma carreira profissional e partiram para outros voos (meu caso, inclusive) Fruto do empreendedorismo do hoje deputado federal Camilo Cola. E é claro que vai ter gente pra dizer que ele também nunca fez nada por Cachoeiro.

Ultimamente, por conta do Centenário, tenho ouvido com maior frequência: “Cachoeiro é a cidade de Rubem Braga!”, como quem descobre a gravidade (Lei de Atração Universal) em tempos de Partícula de Deus. Deve ser bom fazer 100 anos. E é bom ver as pessoas descobrindo o nosso Rubem. Por enquanto não ouço ninguém dizer que ele nunca fez nada por Cachoeiro. Mas aposto que já houve quem o fizesse.

Agora, quando eu digo que moro em Marataízes:

“É DOCE, DOCE, DOCE, PARECE QUE TEM MEL!!!”

E a boca enche d’água...

Viva Marataízes!
Viva o nosso abacaxi
Afinal
Roberto, Camilo e Rubem
Vieram se banhar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário