sexta-feira, 7 de junho de 2013

NÃO FAZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO - FILOSOFIA DE BUTIQUIM - AQUI 25mai2013

“Tudo que eu gosto é ilegal, é imoral ou engorda!”
(Roberto/Erasmo)

NÃO FAZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO

E é mais que certo que estamos sempre a ouvir a frase do título acima, invariavelmente acompanhada de um nariz torcido, um encolher de ombros e um ar de desdém que remete qualquer pessoa ao pior lado dos 13 anos de idade.

A citação do Roberto é, acima de tudo, apenas uma citação de Roberto (e Erasmo); se nada mais no texto valer a pena, vale o Roberto. Mas que seja sempre portador de bons augúrios, logo à entrada, o nosso querido Rei.
Mas se analisarmos com um rigor não muito interessado, pra não despertar a atenção dos altos críticos de plantão, temos 250 ARTIGOS, só em nossa Constituição. Perdoem-me a rima, que não foi por intenção.

250 caputs, sem contar os inúmeros parágrafos, itens, incisos, caninos, molares etc.

Até o Google teve dificuldade de me responder; imagine um especialista...
O fato é que FAZER A OBRIGAÇÃO em terras brasileiras não é lá das tarefas mais simples. E, quanto mais complicada a legislação, maiores as brechas: maior a parte do ladrão, a esculhambação, a impunidade, a falta de decoro e o desrespeito à população.

Polícia prendendo ladrão.
Religioso pregando religião.
Político combatendo corrupção.
Seleção batendo um bolão.
Liberdade de expressão.
Todo respeito ao cidadão.
Comida, saúde, trabalho, segurança, educação...

Começa por aí. Colocando assim, soa como sonho. Mas não é mais que a obrigação, de quem um dia jurou defender a República e a Constituição:
Art. 5º TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, GARANTINDO-SE (...) A INVIOLABILIDADE DO DIREITO À VIDA, À LIBERDADE, À IGUALDADE (de novo), À SEGURANÇA E À PROPRIEDADE... sem aspas, porque o texto é meu, também. E seu, querido leitor.

E, pra começo de conversa, fazê-lo valer já é um começo e tanto.

PAZ!!!
...com Deus!!!

Ricardo Lemos é advogado (do diabo), engenheiro (de obra pronta), contador (de causo); um sobrevivente, como você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário