segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FUI ROUBADO! - FILOSOFIA DE BUTIQUIM - 25 DE AGOSTO DE 2012



FUI ROUBADO!


E desta vez não foi MENSALÃO, que isso a gente vai lewando do jeito que dá. Dilma forma ou de outra, vamos ouvir muito desse assunto... e todo tipo de opinião. Verdade, mesmo... mesmo, mesmo é que eu duvido. Mas talvez seja mesmo até melhor não...

Ou não...

Refiro-me ao sujeito que entra de capacete em uma loja, arma em punho, e sangra o caixa, gritando “é um assalto!”.

Ameaça, treme, os olhos vidrados. O poder sobre a vida e a morte pesando uma tonelada em sua mão e uma pressa absurda no coração. Vida em fuga. Sai levando talvez duzentos reais.

Não. Leva mais... leva muito mais.

Leva àquele acelerar do coração de quem passou por isso, cada vez que veja um sujeito usando capacete e apeando da moto. Leva a olhar para todo motoqueiro um pouco mais apressado com aquele ar meio desconfiado; estado de alerta. Em suma, leva ao medo e à desconfiança. De tudo e de todos.

Refiro-me ao policial que é flagrado nas câmeras do noticiário, recebendo propina de quem ele deveria estar combatendo, para me proteger. Que leva muito mais do que uma propina e, talvez, uma punição administrativa: leva à desconfiança sobre todo um sistema, um aparato que existe para promover a paz e a segurança de nós, os cidadãos, mas que tem agentes jogando pro time de lá.

Quem um dia teve um fusca branco roubado, vai passar o resto da vida olhando com desconfiança para cada fusca branco que passar na rua.

Gato escaldado tem medo de água fria.

Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça... e por aí vai...

Mas não!

A cada momento em que diviso a rua, a cidade, vejo todo tipo de gente passando pra lá e pra cá: muitos motociclistas, com seus capacetes, muita gente apressada, cara feliz, cara amarrada... Mas vejo GENTE DE BEM, em sua maioria.

Ali vai gente honesta, trabalhadora, preocupada com a novela, a conta de luz ou o pão. Gente que é a absoluta MAIORIA.

O criminoso é a EXCEÇÃO...

Ih, acabou a página e eu esqueci de mencionar os políticos...

Ou não...

Ricardo Lemos convida para o lançamento do livro ARROUBOS LITERÁRIOS – Crônicas Cotidianas. www.facebook.com/ArroubosLiterarios

Nenhum comentário:

Postar um comentário