sexta-feira, 5 de junho de 2009

PROTESTO CONTRA O MEDO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA - OLHA O ZÔTO AÍ


Quando crianças somos assolados por um sem número de temores infundados, por obra e graça de adultos incompetentes que nos inculcam medos de toda classe de personagens aterradores, imaginários ou reais:
- Se você for ali o “veio do saco” vai te pegar!
- Olha a mula sem cabeça! O Lobisomem (eu já contei o caso de um amigo que encontrou o Lobisomem em pleno centro da cidade?!)


Bicho papão, a Cuca, o Boi da Cara Preta. Isso sem falar nos ciganos, que quando chegavam na cidade, para nós, era como se tivéssemos entrado em estado de sítio, com a constante ameaça da súbita aparição daquelas mulheres com suas saias imensas e coloridíssimas, e o medo de que nos enfiassem embaixo delas e nos carregassem para seus acampamentos de lonas laranja, onde nunca mais seríamos encontrados; ou daqueles homens com seus chapéus de caubói e seus dentes de ouro, sempre sorrindo não se sabe por quê, que nos agarrassem e lançassem nas garupas de seus cavalos, levando-nos igualmente para as já referidas tendas amarelas, de onde não haveria escapatória.


Tem o caso da vizinha que gritava o lixeiro, toda vez que a filha sumia de casa. E olha que a menina tinha gosto por sumir de casa, o que significa que a ameaça não funcionava e volta e meia, lá do outro lado da rua escutávamos os berros raivosos da mãe: “Lixeiroooooo!!!”

Mas é quando vamos atingindo a adolescência que começamos a temer um ser imaginário e implacável, que em muitos casos nos há de perseguir por toda a nossa vida. Conheço, mesmo, casos de senhoras encarquilhadas, enroladas em seus xales, sentindo nos ossos um frio que não existe em Cachoeiro; e senhores respeitáveis, do alto de suas muitas décadas, curvando-se ao temor injustificado desse terrível ser criado pelo imaginário pessoal, que, mesmo não existindo, é capaz de lançar sua terrível teia e espalhar o terror onde quer que seu nome seja pronunciado: o ZÔTO.


Alguns darão de ombros e dirão nunca ter ouvido falar de tal monstro. Ledo engano. Mas vamos aos fatos, pois é possível que não estejam ligando o nome à pessoa:


CENA 1 (lembrando e ressaltando que se tratam de cenas fictícias e qualquer semelhança com fatos da vida real terão sido mera coincidência)

MÃE (mãe é um bicho que morre de medo do ZÔTO) – Menino, onde você pensa que vai com essa camiseta velha e esse chinelo no pé?!
FILHO – Vou sair, uai!
MÃE – De jeito nenhum! O ZÔTO vai falar que você é um mendigo, que seu pai quebrou de vez, que você não tem mãe… (Esqueci de esclarecer: é isso que o ZÔTO faz. Ele não rouba criancinha, nem faz mingau ou sabão: ele FALA.)

CENA 2


FILHO – Mãe, to pensando em colocar um brinco igual ao do Jô!
MÃE – Deus me livre! O ZÔTO vai falar que você virou viado! (Assim mesmo, com “i”.)

CENA 3


MÃE – Comprei um violão pro Filho.
PAI – Pra quê você foi fazer isso?! O ZÔTO vai dizer que ele vai virar vagabundo!

CENA 4

FILHA – Mãe, estou me separando do Orestes e vou passar uns tempos por aqui, até conseguir um emprego e uma casinha pra alugar.
MÃE – Ai, meu Deus! O que o ZÔTO vai falar?

E por aí vai.

Aposto que agora você já está começando a concordar comigo.

O fato é que, por mais que tentemos negar a influência desse terrível monstro em nossas vidas, ele está lá, sempre a espreitar.

Posso até garantir que ele estará lendo este pequeno e despretensioso comentário, sorrindo entre dentes com o canto de seus imaginários lábios e pensando: “Eu ainda te pego!”

Mas o ZÔTO não pega. Ele só FALA.

6 comentários:

  1. Amei!!!!
    Deixa o Zôto falar... Pegar, mesmo, só quando pagar minhas contas!!!!

    ResponderExcluir
  2. Na minha cidade (que é bem pequenininha) existe um monte de Zoto, mas é só a gente se fingir de surdo (uma vez me falaram pra me fazer de burrinha) que eles vão embora....

    ResponderExcluir
  3. Quando era adolescente tive a oportunidade de conhecer o Zôto, meu pai me apresentou. Certa vez, um amigo disse: Faça cara de paisagem...Perfeito, funciona, rsrrrs

    ResponderExcluir
  4. Muito divertido...!!
    Taí, eu nunca me importei com o ZÔTO e, pelo visto, agora é que este um não me pega mais mesmo...rs
    Beijos,
    Ana Lúcia.
    PS: estarei lhe aguardando para um "...Café e um Bate Papo", em meu blog...

    ResponderExcluir
  5. Os ZOTO aumentam mais não inventam!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir