sexta-feira, 17 de julho de 2009

RINDO POR ESCRITO


Não estamos aqui para fazer coro aos inimigos da modernidade, que apregoam por aí que o PC, a internet e todos os celérrimos avanços tecnológicos dos últimos anos, minutos e segundos têm enfiado cada vez mais o indivíduo em sua casca. Não concordamos com isso e acreditamos mesmo que o contrário seja muito mais verdadeiro. Tampouco é nossa intenção defender uma tese de mestrado sobre o assunto ou convencer quem quer que seja.


Mas é engraçado notar as mudanças de comportamento que vêm se infiltrando aos poucos em nossa sociedade cada vez mais tecnológica que talvez passem despercebidas pelos mais jovens, que já nasceram digerindo bits e bytes e teriam grande dificuldade em entender que uma máquina de escrever não é um computador com monitor de papel. Mas para nós, os quase dinossauros, essas pequenas nuanças que se vão incorporando aos poucos ao dia-a-dia têm um sabor delicioso (e atemorizante, às vezes) de novidade.

Rir por escrito, por exemplo, é algo que seria inimaginável até bem pouco tempo. Mas que se tornou uma necessidade, com a proliferação e popularização de messengers, orkuts, icqs, smss e outras ferramentas de comunicação escrita (a propósito, duvidamos que alguém ouse dizer que as novas gerações estejam lendo cada vez menos. Agora, quanto ao que estão lendo, já é um tema que deixamos para especialistas em outras áreas. Nossa especialidade são as generalidades).
Simplesmente não dá para não rir por escrito, sob penas de parecermos insensíveis, mal humorados, ranzinzas ou indiferentes.
E não existe um padrão ou forma convencional. Cada um ri como quer.
Em nosso caso, preferimos o bom e velho rs, como presumível abreviação de riso. A quantidade de “rs” aumenta em proporção à graça do que se acaba de ler. Mas já tem gente que acha que rir dessa forma é antiquado. Imaginem só: nós aqui achando uma tremenda novidade rir por escrito e já tem gente achando nosso riso obsoleto.
HAHAHAHA é ótimo. Adoramos receber um desses. Ficamos a imaginar a outra pessoa tendo uma síncope do outro lado da linha, cabo, wireless ou o diabo, dobrando-se sobre o teclado e contorcendo-se em gargalhadas. E o melhor de tudo é imaginar que pode haver outras pessoas na sala vendo aquilo e não entendendo nada.
Acho kkk simpático, mas meio preguiçoso. Afinal de contas, basta premer uma tecla, uma única tecla, e deixar que ela preencha o espaço destinado ao riso desbragado. Não me convence.
HEHEHE, seja maiúsculo ou minúsculo não nos agrada muito. Soa debochado, aquele risinho que se dá com um olhar de malícia. Podemos estar enganados, e quase sempre estamos. Mas é a impressão que nos causa e não haveria porque deixar de mencioná-la.
Pelo mundo afora as formas variam conforme a língua. Alguns de nossos virtuais interlocutores de língua inglesa, por exemplo, riem “lol”, que é uma sigla pra “laugh out loud”. É, eles adoram uma sigla. E é sempre muito engraçado ver um hispanófono rindo “jajajaja” ou mesmo “jejeje”, lembrando, naturalmente, que o “j” tem som de um “r” aspirado na língua deles.
Mas em termos de complexidade e originalidade, nada se compara (em nossa opinião, que fique claro) a POKDOPASKDPOKASPOD. Não se assuste, mas tem gente que ri assim. É quase uma cadeia de cromossomos. Pode soar muito contagiante, mas alertamos para os perigos de se tentar fazer isso em casa sem um acompanhamento especializado.
Em suma, não era nada disso que tínhamos pra escrever, mas perdemo-nos em uma deliciosa digressão.
Deixe estar, que rir, da maneira que for, ainda é e sempre será o melhor remédio.
E fique o(a) caro(a) leitor(a) à vontade para mandar sua sugestão de riso por escrito.
Quem sabe não formamos um catálogo?
Rsrsrsrs

7 comentários:

  1. Hehehe, belo post. Eu acho que a nova ortografia deveria incluir risadas e emoticons, ajudaria muito na interpretação de texto. (e desculpa, mas eu gosto do "hehehe", hehehe)

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. A ideia (não tem mais acento, né?) é boa. Vamos sugerir aos ilustres responsáveis pela lusa língua.
    E quanto ao hehehe, eu já tinha percebido...rsrs
    Grande abraço!!!
    PAZ!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom.

    Mas vc esqueceu do: "Hauhauhauhauhauhau"

    Esse também é muito utilizado...

    ResponderExcluir
  4. Estou certo de que me esqueci de mais um montão de formas de rir...
    Obrigado pela colaboração e fique à vontade para aparecer!
    Bom fim de semana!!!
    PAZ!!!

    ResponderExcluir
  5. Gosto do risinho "hihihi" parece uma pessoa tentando esconder o riso com as mãos, meio encabulada, adoro essa risadinha sem vergonha.
    E eu como uma boa interneteira de chats que já fui, tb aprendi a sigla ROTFL (Rolling on the floor laughing - Rolando de rir).
    Enfim, seja em português ou inglês, o que importa é rir ;) KP

    ResponderExcluir
  6. "Hihihi" é uma gracinha...rsrs
    Me traz a imagem de uma chinesinha de uns 7 anos de idade, de maria chiquinha...
    ROTFL é tudo de bom... uma onomatopéia e tanto... me soa como um cachorrão velho e gordo, do alto de sua experiência de velho e gordo, dando uma risada cheia e roufenha.
    Bj grande e bom finde!!!
    PAZ!!!

    ResponderExcluir
  7. Rá! (este é mais sincero e incisivo! ;->) Ótimo post!

    ResponderExcluir