segunda-feira, 13 de julho de 2009

TOP SECRET


- Disque Pizza Mamma Mia, boa noite! Qual é o seu pedido?
- De onde fala?! – uma voz de homem muito alarmado do outro lado da linha.
- Disque Pizza Mamma Mia, senhor. A massa mais fina e crocante e os melhores recheios da cidade…
- Céus! Este número deveria ser do Ministério de Relações Exteriores. Mas não tenho tempo… vai ter que ser com você, mesmo! Preste bastante atenção! – e uma breve pausa.
- ?!?!
- Estão atrás de mim e com certeza esta ligação está sendo gravada. Você precisa ligar imediatamente para o Serviço Secreto do Ministério das Relações Exteriores, está me ententendo?
- Não… eu…
- Não importa. Apenas faça o que estou dizendo. Mande transferir para o Galo Cego. É fácil reconhecer: ele é meio fanhoso e gagueja um pouco ao telefone. Diga que é da parte do Calango Seco.
- Espera aí… isso é algum trote?!
- Cale-se e escute! Estão atrás de mim e isso é um assunto de segurança mundial. Você vai repetir exatamente o que estou lhe dizendo: desvendada operação Dragão de Comodo. Carregamento de neutrílio rastreado, seguindo em direção à Baldácia esta noite, por um agente infiltrado em um vôo comercial. É imperativo que interceptemos o agente e recuperemos a carga. É preciso colocar os rapazes em alerta máximo!
- Meu senhor, o senhor andou bebendo?
- Meu rapaz, talvez você ainda não tenha compreendido a gravidade da situação. Não posso explicar, para não envolvê-lo ainda mais. Mesmo porque não temos tempo pra isso. Mas você tem que prometer que vai seguir as minhas instruções à risca. Estamos na iminência de um grande ataque terrorista da Al… Céus!
- O que foi?!
- Estão arrombando a porta! Tenho que desligar…


Do outro lado da linha um estampido parecido com um tiro de pistola com silenciador (pra alguma coisa um dia serviriam todos aqueles filmes de espionagem, afinal), e o som do telefone sendo desligado com violência.

Sinésio parou por um instante. Recapitulou as informações, os nomes cifrados. Imaginou-se ligando para o Ministério àquela hora da noite e sendo atendido por um porteiro sonolento, que lhe mandaria ir passar um trote na vovozinha. Ou não. Aquele feliz ou infeliz golpe do acaso podia ser, enfim, seu passaporte para uma vida muito mais glamorosa e excitante que o bico de atendente de disque pizza, que era pra ser uma coisa provisória e já perdurava por quase dois anos.

Já podia imaginar as manchetes de jornal, em que aparecia sendo cumprimentado pelo presidente, em pessoa, sendo escoltados ambos por aqueles brutamontes de ternos escuros, fone no ouvido e óculos raiban.

Talvez Hollywood se interessasse pela história. E colocasse o Brad Pitt pra representá-lo. Não, melhor seria o George Clooney. Combinava mais com o seu biótipo e o seu ar maduro durão.

Entre um delicioso devaneio e outro, toca novamente o telefone.

Sinésio atende de supetão:

- Calango cego, o que aconteceu?!
- Por favor, eu queria uma família, meia aliche, meia calabresa. O endereço é rua Marechal Cidônio, 43, apartamento 302. Troco pra 50, por favor.
- Oh, sim, senhora! Alguma coisa pra beber? Sobremesa?

De volta à realidade, o telefone não parou mais de tocar. Entre calzones e pizzas de todos os sabores e freqüentes olhadelas do gerente, que parecia desconfiado que o nosso quase herói andava se distraindo do serviço, aquela talvez tenha sido a melhor noite da Mamma Mia nos últimos dois anos.

Fim da noite e do expediente, já a caminho de casa foi que Sinésio lembrou-se da inusitada conversa cifrada do tal Galo de Comodo. Ou como quer que se chamasse.

Esquecera-se completamente das instruções recebidas. Nada de ligar pra Ministério nenhum,nem sequer imaginava onde ficava a tal Batráquia. Olhou para os lados, para trás, para certificar-se de que não estava sendo seguido. Nada. Nem uma alma viva na rua àquela hora da noite.

Rumou pra casa convicto de que fora vítima de um trote de muito mal gosto. Que alguém deveria estar naquele momento divertindo-se às custas de outros atendentes noturnos e despachantes de rádio-táxi, aproveitando-se da onda de caça às bruxas que se instalara no cenário mundial com os últimos ataques terroristas.

Mas, por via das dúvidas, preferiu não assistir ao noticiário naquela semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário